• contato@inthegraodonto.com.br
  • (41) 3292-5202
News Photo

Saúde bucal e o rendimento dos esportistas

  • Geral
  • 03 de Junho de 2020

Os atletas, profissionais ou não, exigem mais do seu corpo e necessitam de atenções especiais à saúde. Manter uma alimentação saudável e cuidar da saúde geral e bucal são condições que influenciam no seu rendimento esportivo.


Existem diversos fatores que relacionam a odontologia com a saúde geral do atleta:


· A presença de focos infecciosos na boca do atleta traz um prejuízo imenso na sua preparação e na recuperação de lesões musculares e articulares.


· Doenças periodontais (tecido de suporte – gengiva e osso alveolar), que além de também serem focos infecciosos, contribuem para algumas doenças coronarianas, como a endocardite bacteriana.


· Alterações na posição dos elementos dentários que resultam em uma oclusão (encaixe dos dentes) inadequada, tendo como consequência uma alteração na respiração e na postura corporal do atleta.


· O respirador bucal possui diversas características clínicas e comportamentais que influenciam diretamente no seu desempenho físico.


· O consumo de isotônicos deve ser realizado com moderação, caso isso não ocorra diversas alterações dentárias podem ocorrer prejudicando a saúde bucal do atleta.


· A ingestão de alimentos e suplementos realizados pelos atletas tem uma frequência maior quando comparado a uma pessoa “comum”, por isso devemos estar atentos a higiene bucal e realizar visitas mais frequentes ao cirurgião-dentista.


· A presença do terceiro molar, o siso, incluso na cavidade oral pode aumentar o risco de fraturas mandibulares nos esportes de contato. Quando mal posicionado ou em processo de erupção, o siso pode aumentar o risco de infecções bucais pelo déficit na higiene bucal, causando a pericoronarite.


· As patologias ou disfunções da articulação temporo mandibular (DTM), articulação da mandíbula com o crânio, são mais frequentes nos atletas por efetuarem um apertamento oclusal, força excessiva dos dentes superiores contra os dentes inferiores, nos momentos de explosão muscular e por estarem mais expostos a níveis de estresse.


· Os traumas dentários e faciais são muito frequentes nos atletas.


Dependendo do esporte, a incidência desses problemas pode aumentar significativamente.

Compartilhar Blog

Comentar

Quer agendar um horário?